Venezuela

Chávez inicia domingo quarto ciclo de quimioterapia

Chávez inicia domingo quarto ciclo de quimioterapia

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou este sábado que iniciará domingo, em Havana, Cuba, o quarto ciclo de um tratamento com quimioterapia para combater células cancerígenas.

"Vou para Cuba pelas cinco horas da tarde (22.30 horas deste sábadp em Lisboa), ao chegar tenho que fazer uns exames e amanhã começa o bombardeio químico, o quarto ciclo (de quimioterapia), de vários dias, e depois regressarei (a Caracas) (...). Não acredito que passe de cinco dias para fechar o ciclo da quimioterapia", disse.

Hugo Chávez falava no palácio presidencial de Miraflores por ocasião de uma curta visita do seu homólogo da Bolívia, Evo Morales, com quem debateu o estado de vários acordos de cooperação nacional.

"O mais provável é que seja a última (sessão de quimioterapia) e fechamos a página, adeus à ameaça do cancro", frisou o Presidente venezuelano.

Por outro lado, explicou que não enviou um pedido formal ao parlamento para autorizar a sua ausência do país por considerar que a nova sessão do tratamento não ultrapassará os cinco dias, que a legislação lhe permite sair da Venezuela sem autorização da Assembleia Nacional.

Hugo Chávez foi operado de urgência em Cuba a 10 de Junho e, a 1 de Julho, enviou uma mensagem ao país a revelar que também tinha sido submetido a uma segunda operação durante a qual lhe foi extraído um tumor com células cancerígenas.

Desde então o presidente da Venezuela viajou mais duas vezes para Havana para se submeter a um tratamento de quimioterapia. Nos últimos dias de Agosto realizou o terceiro ciclo de tratamento, no Hospital Militar de Caracas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG