Mundo

Chefe da diplomacia da UE desloca-se a Kiev na segunda-feira

Chefe da diplomacia da UE desloca-se a Kiev na segunda-feira

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, desloca-se na segunda-feira a Kiev, Ucrânia, onde pretende discutir medidas a serem tomadas para acabar com a crise política e estabilizar a economia daquele país.

Catherine Ashton deverá encontrar-se na capital ucraniana com "os principais atores" e "discutir o apoio da União Europeia a uma solução duradoura para a crise política, bem como medidas para estabilizar a situação económica" do país, refere um comunicado da porta-voz da chefe da diplomacia, hoje divulgado.

A União Europeia (UE) "segue de perto" a situação na Ucrânia, sublinha a porta-voz de Catherine Ashton, que no sábado à noite instou os responsáveis políticos ucranianos a agirem "de maneira responsável" para manter a "integridade territorial" e a "unidade" do país.

"A UE apela a todas as partes para que continuem empenhadas num diálogo real e aberto para que se chegue a uma solução duradoura", refere o comunicado hoje divulgado.

O parlamento ucraniano designou hoje como Presidente interino Olexandre Turchinov, braço-direito de Iulia Timochenko e desde sábado presidente do parlamento.

A crise política na Ucrânia iniciou-se há três meses, depois de Ianukovich suspender os preparativos para um acordo com a União Europeia, e agravou-se em finais de janeiro, quando se registaram as primeiras mortes, com a aprovação de leis limitando a liberdade de manifestação.

O balanço oficial da violência dos últimos dias é de cerca de 80 mortos, embora a oposição fale em mais de 100.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG