O Jogo ao Vivo

Mau tempo

Chuvas de monção matam 40 pessoas no norte da Índia

Chuvas de monção matam 40 pessoas no norte da Índia

As chuvas de monção no norte da Índia provocaram 40 mortos e mais de uma dezena de desaparecidos nos últimos três dias, anunciaram, este domingo, as autoridades indianas.

As áreas mais afetadas são os estados de Himachal Pradesh e Uttarakhand, onde têm ocorrido inundações repentinas, cheias e deslizamentos de terras.

As chuvas intensas inundaram centenas de aldeias e estradas, e destruíram pontes em algumas partes daqueles dois estados atravessados pelos Himalaias.

PUB

Segundo um balanço oficial citado pela agência norte-americana AP, 36 pessoas morreram no estado de Himachal Pradesh.

Centenas de residentes refugiaram-se em campos de acolhimento depois de as suas casas terem ficado inundadas.

No estado vizinho de Uttarakhand, a chuva intensa fez transbordar rios e as águas arrastaram algumas casas, havendo o registo de quatro mortos e 13 desaparecidos.

O Departamento de Meteorologia indiano previu que chuvas fortes a muito fortes continuarão a cair na região durante os próximos dois dias.

Equipas de socorro estavam a retirar pessoas que ficaram isoladas pelas cheias em ambos os estados, segundo as autoridades.

Desastres causados por deslizamentos de terras e inundações são comuns no norte dos Himalaias durante a época das monções, de junho a setembro.

Os cientistas dizem que estes fenómenos estão a tornar-se mais frequentes, uma vez que o aquecimento global afeta os glaciares.

No ano passado, as cheias repentinas mataram quase 200 pessoas na região.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG