Estudo

Cientistas descobrem animal com mais de mil patas

Cientistas descobriram na Austrália, num furo criado para exploração mineira, o primeiro animal verdadeiramente milípede, com mais de mil patas.

A nova espécie, designada como "Eumillipes persephone", tem 1306 patas curtas, um corpo longo com 330 segmentos, é minúscula - mede 95,7 milímetros de comprimento e 0,95 milímetros de largura - e apresenta uma cabeça em forma de cone, sem olhos, mas com antenas enormes e um bico.

O animal foi descoberto a 60 metros de profundidade na região australiana de Eastern Goldfields.

O anterior recorde de um milípede, entendendo-se como milípede "muitas patas" e não literalmente "mil patas", pertencia a "Illacme plenipes", um animal artrópode como "Eumillipes persephone", mas de uma ordem diferente, que tem 750 patas e foi encontrado na Califórnia, nos Estados Unidos.

Os cientistas sugerem que o grande número de segmentos e patas que evoluíram em ambas as espécies pode permitir que os animais gerem forças de impulso que os capacitam a moverem-se através de aberturas estreitas nos 'habitats' subterrâneos em que vivem.

Para minimizar o impacto da exploração mineira na nova espécie, os autores da investigação, divulgada na publicação científica digital Scientific Reports, defendem que esforços devem ser feitos para conservar o seu habitat natural.