Partida

Comediante russo faz-se passar por Guterres e telefona ao presidente da Polónia

Comediante russo faz-se passar por Guterres e telefona ao presidente da Polónia

O russo Vladimir Kuznetsov conseguiu contactar telefonicamente Andrzej Duda e deixou-o sem palavras quando começou a fazer perguntas sobre a Ucrânia, Rússia e ainda sobre a sua reeleição.

A conversa, de 11 minutos, foi partilhada no YouTube e, segundo a Associated Press (AP), o gabinete de Andrzej Duda já confirmou a autenticidade da partida. O comediante russo Vladimir Kuznetsov, conhecido como Vovan, fez-se passar pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e falou ao telefone com Duda, que acaba de ser reeleito.

Apesar de tentar responder com toda a naturalidade, o presidente polaco não esconde o tom de surpresa com o desenrolar do diálogo. O comediante começa por dar os parabéns a Duda pela reeleição de domingo (com 51% dos votos contra os 49% do adversário e presidente da Câmara de Varsóvia, Rafał Trzaskowski), mas, entretanto, toca em temas um pouco mais sensíveis.

PUB

Tal como explica a AP, depois dos primeiros minutos de cordialidade, Vovan levou as questões para a hostilidade manifestada na campanha eleitoral, sobretudo para os comentários sobre a comunidade LGTB [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero], obtendo do Presidente reeleito a garantia de que "respeita bastante cada ser humano".

Duda também rejeitou a sugestão provocadora de que a Polónia estava a preparar-se para reivindicar a cidade ucraniana de Lviv, que era parte integrante do país antes da Segunda Guerra Mundial. "Não! Não! Isso é na Ucrânia", respondeu, acrescentando que nenhum grupo político polaco defende tal ideia.

Em vários pontos da conversa, conduzida em inglês, Duda parece surpreendido com as perguntas, mas dirige-se sempre ao comediante como "Sua Excelência".

Esta quarta-feira, no Twitter, o governante escreveu que percebeu que "algo não estava certo" durante a conversa, que decorreu na tarde de segunda-feira, enquanto aguardava pela confirmação da vitória nas presidenciais polacas do dia anterior. Duda afirma que começou a suspeitar porque o verdadeiro secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, não pronuncia o nome da marca de vodca Zubrowka tão bem como Vovan.

Ainda assim, acaba por admitir que a "voz era muito parecida" e terminou a mensagem no Twitter com um emoji de uma cara a rir até às lágrimas.

A segurança de Estado polaca está agora a investigar a forma como o comediante conseguiu chegar ao contacto telefónico com o presidente. Numa declaração, a Agência de Segurança Interna polaca indicou que a chamada telefónica foi autorizada por um funcionário da missão diplomática da Polónia nas Nações Unidas, adiantando que está a investigar o caso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG