Brasil

Comissão do Senado debate tarifas de transporte com autarcas brasileiros

Comissão do Senado debate tarifas de transporte com autarcas brasileiros

A Comissão de Assuntos Económicos do Senado Brasileiro realiza esta quarta-feira uma audiência pública com os presidentes de Câmara de São Paulo, Fernando Haddad, e de Porto Alegre, José Fortunati, para discutir a redução das tarifas do transporte.

O Governo brasileiro anunciou no início do mês a isenção de impostos às empresas de transportes, e o encontro no Senado deve abordar como esse incentivo fiscal pode ser revertido para o preço dos bilhetes.

A reunião está prevista para começar às 11 horas (15 horas em Portugal continental), em Brasília. O presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também foi convidado mas não confirmou presença, segundo o Senado.

O aumento das passagens geraram protestos em 40 cidades brasileiras, todos agendados pela rede social Facebook, nas últimas duas semanas. Em São Paulo, o aumento foi de três para 3,20 reais (1,11 euros).

Em Porto Alegre, onde surgiu o Movimento Passe Livre durante o Fórum Social Mundial de 2005, também se registaram protestos. Na terça-feira, o presidente da Câmara anunciou a redução da passagem de autocarros de 2,85 reais para 2,80 (0,96 euros).