Mundo

Conservador ganhou primeira volta nas presidenciais do Chipre

Conservador ganhou primeira volta nas presidenciais do Chipre

O candidato conservador Nikos Anastasiadis ganhou a primeira volta das eleições presidenciais realizadas este domingo no Chipre ao obter 45,46% dos votos, anunciou o Ministério da Administração Interna.

Anastasiadis, um advogado de 56 anos com experiência politica, de direita, defrontará no próximo domingo, na segunda volta eleitoral, o candidato do partido comunista AKEL, Stavros Malas, que ficou com 26,91 % dos votos.

Em terceiro lugar ficou o candidato do partido socialdemocrata, Yorgos Lilikas, con 24,93 %.

Lilikas foi o primeiro a falar aos eleitores depois de terem sido anunciados os resultados finais, mas não deu nenhuma indicação de voto aos seus eleitores para a segunda volta, dizendo que se irá pronunciar nos próximos dias.

Em contrapartida Stavros Malas apelou explicitamente ao voto dos que hoje votaram em Lilikas.

O vencedor das presidenciais assumirá a chefia do Estado e do Governo pelo período de cinco anos no meio de uma das piores crises económicas de sempre e terá que negociar com a troika internacional um resgate financeiro de cerca de 17.000 milhões de euros.

Podiam ter participado nas eleições presidenciais 545.180 eleitores mas, segundo informação do Ministério da Administração Interna, a adesão às urnas foi de 83,1 %.

PUB

Nas eleições de 2008 votaram 89,6 % dos eleitores.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG