O Jogo ao Vivo

Mundo

Conservadores à frente nas sondagens no Reino Unido

Conservadores à frente nas sondagens no Reino Unido

O partido do primeiro-ministro David Cameron está à frente nas sondagens à boca das urnas, divulgadas, esta quinta-feira, assim que fechou a votação.

Segundo a BBC e a Sky News, que divulgaram a projeção, os Conservadores conseguem 316 lugares no parlamento inglês e os Trabalhistas ficam-se pelos 239. Nas anteriores eleições o partido de Cameron tinha conquistado menos 14 deputados. As previsões apontam para que os Trabalhistas percam 17 deputados.

A maioria não foi, portanto, atingida. Nas legislativas do Reino Unido, são eleitos 650 deputados e, por isso, são necessários 326 para formar uma maioria.

Em terceiro lugar vem o Partido Nacionalista Escocês, com 58 eleitos. Os Liberais Democratas elegem 10 e o eurocético partido para a Independência do Reino Unido (UKIP) obtém dois lugares.

A confirmarem-se estes resultados, os "Tories" (conservadores) ficam a apenas 10 lugares da maioria absoluta, permitindo ao primeiro-ministro David Cameron exercer um segundo mandato no número 10 de Downing Street, residência oficial do chefe de governo.

A projeção das duas estações de televisão britânicas permite antecipar a reedição da coligação de governo, com os parceiros Liberais Democratas, de Nick Clegg, que deverá eleger 10 deputados, a garantir os lugares que faltam para uma maioria na Câmara dos Comuns.

OS resultados finais deverão ser conhecidos esta madrugada.

PUB

Mais de 45 milhões de britânicos estavam inscritos para escolher uma nova Câmara dos Comuns, com a generalidade das sondagens mais recentes aponta para um empate ou um número muito próximo de deputados entre os dois principais partidos: o Conservador e o Trabalhista.

As urnas abriram às 07:00 e encerraram às 22:00 (mesma hora em Lisboa) em 650 circunscrições eleitorais, com cada uma a eleger um deputado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG