Mundo

Contestado resultado eleições presidenciais nas Honduras

Contestado resultado eleições presidenciais nas Honduras

O ex-Presidente das Honduras, Manuel Zelaya, apelou esta quarta-feira aos seus apoiantes para que se manifestem no sábado contra os resultados das presidenciais, que atribuíram a vitória a Juan Orlando Hernandez, face à mulher de Zelaya, Xiomara Castro.

"Vamos convocar manifestações para sábado, porque eles roubaram a vitória ao [Partido Liberdade e Refundação] Livre e à Xiomara" [Castro], afirmou à rádio e TV Globo o antigo Presidente, derrubado por um golpe de Estado em 2009.

O presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, David Matamoros, disse hoje que o candidato do governamental Partido Nacional, Juan Orlando Hernández, é "claramente o vencedor" das eleições de domingo.

Quando estão escrutinados 75,35% das mesas de voto, Hernández aparece com 35,26% dos votos, enquanto Xiomara Castro surge com 29,14%.

Os resultados oficiais parciais indicam ainda em terceiro o candidato do Partido Liberal, Mauricio Villeda, com 20,44%, seguido de Salvador Nasralla, líder do Partido Anticorrução, com 14,51%.

Nos próximos dias será feita a "declaração oficial" do vencedor, indicou ainda Matamoros.