Mundo

Coreia do Norte lança novos mísseis para o mar

Coreia do Norte lança novos mísseis para o mar

A Coreia do Norte lançou hoje quatro 'rockets' ou mísseis de curto alcance no mar da sua costa leste, dias depois de ter testado dois mísseis de médio alcance, desafiando as sanções da ONU, anunciou o exército sul-coreano.

Um representante do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas sul-coreanas indicou que os projéteis foram lançados a partir de uma zona perto da cidade de Hamhung, pelas 15:20 (06:20 em Lisboa), tendo caído no Mar do Leste (Mar do Japão).

O tipo de míssil não foi especificado.

As tensões militares na península coreana têm vindo a agravar-se desde que o Norte realizou o seu quarto teste nuclear a 06 de janeiro, seguido de o lançamento de um 'rocket' de longo alcance, um mês depois, encarado pela comunidade internacional como um teste de míssil balístico.

O Conselho de Segurança da ONU respondeu a estas ações no início do mês, impondo as mais duras sanções à Coreia do Norte até à data.

Nas últimas semanas, Pyongyang tem feito ameaças quase diárias de ataques nucleares contra Seul e Washington, como reação aos exercícios militares conjuntos dos dois países, que o Norte entende como ensaios para uma invasão.

Na passada sexta-feira, Pyongyang testou dois mísseis de médio alcance, seguindo indicações de Kim Jong-un, que ordenou a preparação de uma série de lançamentos de mísseis, bem como um teste de explosão de uma ogiva nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU condenou os lançamentos, considerando-os "inaceitáveis" e uma clara violação das resoluções da ONU.