Mundo

Vinte refugiados morrem em dois naufrágios

Vinte refugiados morrem em dois naufrágios

Pelo menos 20 migrantes, entre os quais várias crianças, morreram em dois naufrágios ao largo da costa ocidental da Turquia quando tentavam alcançar as ilhas gregas, informou a agência noticiosa turca Dogan.

Uma primeira embarcação partiu da região de Dikili (oeste) tendo como destino a ilha grega de Lesbos e virou-se, com 22 pessoas a bordo, devido aos fortes ventos no mar Egeu, adiantou.

Os guardas costeiros turcos conseguiram salvar oito daquelas pessoas e os corpos de 13 outras foram encontrados numa praia e ao largo do distrito de Ayvalin, mais a norte, de acordo com o último balanço das autoridades divulgado pela agência.

Uma outra embarcação, com 58 migrantes, também naufragou ao largo da zona balnear de Dikili, tendo os corpos de sete pessoas, incluindo mulheres e crianças, sido encontrados numa praia próxima. Vários migrantes foram hospitalizados com hipotermia, indicou a Dogan.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 700 pessoas, a maioria das quais refugiados dos conflitos na Síria e no Iraque, morreram ou desapareceram o ano passado quando tentavam atravessar o mar Egeu para alcançar a Grécia, porta de entrada na União Europeia (UE).

Apesar das temperaturas invernais e das más condições meteorológicas que tornam a travessia ainda mais perigosa, numerosos migrantes continuam a utilizar aquela via, de acordo com as autoridades turcas.

Dados da OIM indicam que, em 2015, um milhão de migrantes entrou na UE, 700.000 dos quais passando da Turquia para as ilhas gregas através do Egeu.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG