Pandemia

Covid-19 é 10 vezes mais mortal que a gripe A, diz OMS

Covid-19 é 10 vezes mais mortal que a gripe A, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde informou que a Covid-19 é 10 vezes mais mortal do que a pandemia de gripe de 2009 e pediu precaução aos países que querem aliviar restrições.

"Sabemos que a Covid-19 se espalha rapidamente e que é mortal, 10 vezes mais mortal do que a gripe de 2009 [gripe A ou gripe suína]", alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa online a partir da sede da organização, em Genebra.

"Ao passo que a Covid-19 acelerou muito rapidamente, está a demorar muito mais a desacelarar. Por outras palavras, a descida é muito mais lenta do que a subida", disse o responsável, justificando a razão pela qual as medidas de controlo postas em prática pelos países devem ser levantadas com muito cautela.

Numa intervenção em que não falou de números nem dramatizou a pandemia, o responsável anunciou que a OMS vai publicar, na terça-feira, uma atualização da estratégia de luta contra o novo coronavírus, que inclui os critérios que devem ser considerados pelos países que admitem amenizar as restrições. Só o deverão fazer, continuou, se tiverem em vigor determinadas medidas de saúde pública, nomeadamente a capacidade para rastrear contactos.

Enquanto muitos países estão a considerar aliviar as restrições impostas pela pandemia, há outros países a admitir introduzir restrições, lembrou o responsável, dizendo que, nos dois casos, as decisões devem ser tomadas tendo em conta a proteção da saúde e de acordo com o que já se sabe sobre o vírus.

Só vacina "segura e eficaz" é solução

Com base no que se sabe do novo vírus, o diretor-geral da OMS salientou que só com uma vacina "segura e eficaz" é possível interromper definitivamente a transmissão da Covid-19, porque até lá o risco de ressurgimento da doença vai continuar.

O novo coronavírus já provocou mais de 114 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.