Mundo

Desaparecimento de blogger na Síria gera preocupação

Desaparecimento de blogger na Síria gera preocupação

O desaparecimento de Amina Abdallah, professora de inglês e blogger do "Gay Girl in Damascus", tem gerado preocupações nas redes sociais Facebook e Twitter depois de alegadamente ter sido raptada por agentes de segurança suspeitos, na passada segunda-feira, na Síria.

Várias campanhas têm sido realizadas tanto no Facebook como no Twitter a pedir a libertação da blogger. O blog "Gay Girl in Damascus" fez dela um ícone por desafiar e debater temas considerados "proibidos" no país conservador, onde a homossexualidade é ilegal.

"Amina foi apanhada por três homens nos seus vintes", escreveu Rania Ismail, prima da desaparecida, no blog. "Um dos homens colocou a mão sobre a boca de Amina e empurrou-a para um vermelho Dacia Logan.", acrescenta.

Abdallah, que tem cidadania americana e síria, disse o mês passado à CNN que tem andado escondida juntamente com o pai depois da sua segunda tentativa de rapto.

"Nós não sabemos quem a levou por isso também não sabemos a quem pedir para a trazer de volta. É possível que eles estejam a forçar a sua deportação.", acrescenta a prima, na declaração deixada no blog de Amina.

O desaparecimento da blogger surge numa altura em que as autoridades sírias prometeram intensificar a luta contra os protestos ao anti-governo que já mataram cerca de 1200 civis, avança a CNN.