O Jogo ao Vivo

Mundo

Detidos mais de cem membros da máfia calabresa

Detidos mais de cem membros da máfia calabresa

Mais de uma centena de membros da 'Ndrangheta, máfia calabresa, foram detidos na última noite no âmbito de uma operação anti-máfia, afirmou a polícia de Turim.

A operação, que decorreu nas províncias de Turim, Milão e Modena, no norte do país, e de Reggio Calabria no sul, foi coordenada pela direcção anti-máfia de Turim e também envolveu numerosas buscas.

As pessoas detidas eram procuradas por associação de tipo mafioso, tráfico de estupefacientes, porte ou detenção ilegal de armas, usura, extorsão e transferência fraudulentas de fundos.

Nas últimas décadas, a 'Ndrangheta tornou-se a mais importante das quatro organizações de crime organizado na Itália, que incluem a Camorra na região de Nápoles, a Cosa Nostra na Sicília e a mais pequena Sacra Corona Unita (SCU) em Puglia (sudeste).

Especializada nomeadamente no tráfico de droga, em particular de cocaína, a organização tem numerosas actividades no próspero norte de Itália. A 'Ndrangheta também tem ramificações no mundo inteiro, nomeadamente na Alemanha, no Canadá, na Suíça e na Austrália.

Segundo os dados do instituto especializado italiano Eurispes, em 2010, o volume de negócios da 'Ndrangheta atingiu cerca de 44 mil milhões de euros graças principalmente ao tráfico de droga e de armas.