O Jogo ao Vivo

Estado Islâmico

Detidos três homens que queriam juntar-se ao Estado Islâmico

Detidos três homens que queriam juntar-se ao Estado Islâmico

Dois uzbeques e um cazaque residentes em Nova Iorque foram presos por se tentarem juntar ao grupo Estado Islâmico na Síria, revelou a polícia federal norte-americana (FBI).

Os três homens - identificados como Habibov Abror, de 30 anos, e Abdurasul Hasanovich Juraboev, de 24, ambos do Uzbequistão, e Akhror Saidakhmetov, de 19, do Cazaquistão - foram acusados de conspiração para fornecer apoio a uma organização terrorista internacional.

"Os acusados queriam juntar-se ao Estado Islâmico", voando para a Turquia, e "planeavam cometer atos de terrorismo na América, se não pudessem viajar, incluindo matar agentes do FBI", revelou o vice-diretor do FBI em Nova Iorque, Diego Rodriguez.

O cazaque Akhror Saidakhmetov foi preso esta manhã ao embarcar num voo para a Turquia a partir do aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque.

O uzbeque Abdurasul Hasanovich Juraboev tinha comprado um bilhete de avião de Nova Iorque para Istambul e devia deixar os Estados Unidos no próximo mês, de acordo com o Ministério Público.

O terceiro suspeito, o também uzbeque Habibov Abror, é acusado de ajudar a financiar os esforços de Saidakhmetov para se juntar às fileiras da organização Estado Islâmico.

Dois dos acusados devem comparecer perante as autoridades judiciais em Brooklyn e o terceiro em Jacksonville, na Florida.

Outras Notícias