Nações Unidas

Dia 27 vai ser Dia Internacional da Preparação para Epidemias

Dia 27 vai ser Dia Internacional da Preparação para Epidemias

A Assembleia Geral da ONU aprovou, esta segunda-feira, uma resolução que torna 27 de dezembro no "Dia Internacional da Preparação para Epidemias", após a covid-19 evidenciar a falta de preparação global nesta matéria.

O texto "convida todos os Estados Membros, entidades das Nações Unidas e outras organizações mundiais, regionais e sub-regionais, o setor privado e a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais a celebrar a cada ano o Dia Internacional de Preparação para Epidemias" naquela data.

A resolução encoraja todos os 193 países membros das Nações Unidas a organizar "atividades de informação e sensibilização para enfatizar a importância da prevenção de epidemias, a preparação e o estabelecimento de parcerias para enfrentá-las".

Solicita, também, à Organização Mundial da Saúde (OMS), criticada pelos Estados Unidos pela alegada falta de transparência na gestão da pandemia, para "que contribua para a celebração" deste dia internacional.

O texto, sem valor vinculativo, foi proposto conjuntamente por Camboja, Canadá, Espanha, Palestina, Guiné Equatorial, Nicarágua, Níger, Qatar, Coreia do Sul, São Vicente e Granadinas, Senegal, Singapura, Tajiquistão e Vietname.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.535.987 mortos resultantes de mais de 67 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

PUB

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG