Mundo

Dinamarca e Suécia repõem fronteiras, Alemanha preocupada

Dinamarca e Suécia repõem fronteiras, Alemanha preocupada

Um representante do Governo da Alemanha considerou, esta segunda-feira, que o princípio da livre circulação na União Europeia está "em perigo", depois de a Dinamarca e a Suécia terem reposto o controlo de fronteiras.

"A liberdade de circulação é um princípio importante, uma das maiores realizações (da União Europeia) nos últimos anos", disse à imprensa o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Martin Schaefer.

"Schengen é muito importante, mas está em perigo", acrescentou.

O porta-voz do ministro Frank Walter Steinmeier respondia ao anúncio pela Dinamarca da reposição dos controlos na fronteira com a Alemanha, no mesmo dia em que entraram em vigor novas medidas restritivas da entrada de migrantes na Suécia.

"Seja o que for que aconteça na Europa, é sempre melhor ser de maneira concertada", prosseguiu Schaefer, sublinhando ser "importante agir em conjunto para que Schengen funcione" e seja possível "manter o princípio da livre circulação".

"A solução" para a crise dos refugiados que chegam à Europa "não pode ser encontrada na fronteira do país A com o país B", disse também o porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel, Steffen Seibert, apelando para "uma solução europeia comum".

A Dinamarca anunciou hoje a reposição dos controlos na fronteira com a Alemanha, horas depois de a Suécia anunciar decisão semelhante. O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, justificou a decisão como uma reação à medida tomada pela Suécia: "Estamos simplesmente a reagir à decisão da Suécia", disse.

PUB

A reposição temporária de controlos é permitida pelas regras do espaço europeu de livre circulação Schengen, o que foi referido pelo porta-voz da chanceler.

A Alemanha é um dos países que repôs controlos fronteiriços temporários. Além da Alemanha, Suécia e Dinamarca, Áustria e França, bem como a Noruega, que não é membro da UE mas integra Schengen, mantêm este tipo de controlos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG