Guangcheng

Dissidente Chen Guangcheng encontra-se na embaixada dos EUA

Dissidente Chen Guangcheng encontra-se na embaixada dos EUA

Chen Guangcheng, o advogado cego chinês que escapou à prisão domiciliária em que estava há mais de um ano, encontra-se na embaixada dos Estados Unidos em Pequim, confirmou, esta segunda-feira, o ativista e amigo Hu Jia.

"Ele está na embaixada", disse Hu Jia, que se encontrou com Chen depois de este ter escapado à prisão domiciliária, em declarações à agência noticiosa AFP.

A informação não foi ainda confirmada pelas autoridades chinesas ou norte-americanas e ativistas alegam que os EUA e a China estão a desenvolver conversações para resolver o caso.

No domingo, o candidato republicano presumível às presidenciais norte-americanas Mitt Romney apelou ao Governo dos EUA para fazer tudo o que puder para proteger Chen.

Denominado "advogado de pés descalços", Chen Guangcheng, de 40 anos, lutou contra as práticas abusivas de esterilização de milhares de mulheres e de abortos tardios e forçados no âmbito da política do filho único.

Desde setembro de 2010, Chen encontrava-se detido na sua casa, na província de Shandong, no norte da China, mas, apesar da apertada vigilância, conseguiu fugir há uma semana.

Na sexta-feira, a organização China Aid, com sede no EStado norte-americano do Texas, disse que Chen Guangcheng estava "sob proteção" norte-americana.

PUB

Este é um caso suscetível de ensombrar as relações entre os dois países e ocorre menos de uma semana antes de Pequim acolher a 4.ª ronda do Diálogo Estratégico e Económico China-EUA, com a anunciada presença da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

A reunião, marcada para 3 e 4 de maio, contará também com a presença do secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e, do lado chinês, do vice-primeiro-ministro, Wang Qishan, e do conselheiro de Estado responsável pela política externa, Dai Bingguo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG