O Jogo ao Vivo

Mundo

Divulgadas novas imagens do acidente de avião em São Francisco

Divulgadas novas imagens do acidente de avião em São Francisco

Foi divulgado o vídeo do acidente com um Boeing 777 sul-coreano que falhou a aterragem, no aeroporto de São Francisco, em julho. As imagens foram captadas pelas câmaras de segurança e mostram o momento em que o voo 214 da Asiana Airlines passou um paredão, derrapou na pista e se incendiou. Três pessoas morreram e 180 ficaram feridas.

Segundo as declarações que prestou à "National Transportation Safety Board (NTSB)", a agência norte-americana de aviação civil, o piloto do avião acidentado ter-se-ia sentido "muito stressado" e com "falta de confiança", no momento da aterragem porque o sistema de aterragem automática estava com problemas. O piloto, Lee Kang-Kuk, tinha 9700 mil horas de experiência de voo, mas apenas 35 horas em Boeing 777.

O avião encontrava-se tão baixo antes da aterragem que o conjunto luminoso auxiliar no fim da pista mostrava quatro luzes vermelhas, uma situação que recomendava abortar a manobra. Um dos oficiais presentes no cokpit fez vários avisos de que o aparelho estava a descer demasiado depressa.

O sistema de aterragem automática (ILS) de São Francisco estava fora de serviço desde junho devido a trabalhos de construção, exigindo aterragem manual. Em circunstâncias normais, o ILS deixaria o piloto ver se estava demasiado alto ou baixo.

A National Transportation Safety Board (NTSB), entidade responsável por investigar os acidentes de aviação nos Estados Unidos, começou esta quarta-feira as audições públicas relativas ao acidente: "Temos a oportunidade de nos assegurar de que as lições desta tragédia foram bem aprendidas e de que as circunstâncias não voltarão a repetir-se", disse a presidente da NTSB, Deborah Hersman.

O relatório final da NTSB é esperado para depois de meados de 2014.

PUB

Outras Notícias