O Jogo ao Vivo

Mundo

Graça Machel emocionada na cerimónia de homenagem a Mandela

Graça Machel emocionada na cerimónia de homenagem a Mandela

A viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, chegou visivelmente emocionada ao estádio de Soweto, em Joanesburgo, onde decorre a cerimónia religiosa em memória do falecido ex-Presidente sul-africano.

Graça Machel chegou acompanhada por um grupo de mulheres, vestidas de negro, e vários guarda-costas, cerca das 10.30 (hora local).

Na sessão vão estar presentes muitos líderes mundiais, como o secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, e os presidentes norte-americano, brasileira e cubano, entre mais de 50 chefes de Estado e de Governo que se encontram em Joanesburgo.

Entre os convidados presentes na cerimónia, o mundo lusófono estará representado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, pelo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, e pelo chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.

A África do Sul pretende oferecer ao seu símbolo máximo funerais à medida da sua estatura. Além do estádio Soccer City, três outros estádios de Joanesburgo vão ser abertos à população para a transmissão da cerimónia num ecrã gigante, estando ainda previstos 150 locais de transmissão dispersos por todo o território do imenso país da África austral.

Na tarde de hoje, o parlamento sul-africano reuniu-se em sessão extraordinária na cidade do Cabo para homenagear o homem que negociou o fim do regime segregacionista com a liderança branca e evitou uma guerra civil.

ver mais vídeos