Comissão Europeia

Durão Barroso sugere reunião extraordinária à presidência espanhola

Durão Barroso sugere reunião extraordinária à presidência espanhola

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, sugeriu hoje, domingo, uma reunião dos ministros dos Transportes da União Europeia para tratar das consequências da nuvem de cinzas proveniente da Islândia que está a paralisar os transportes aéreos na Europa.

"A nuvem de cinzas vulcânicas criou uma situação sem precedentes", disse Durão Barroso numa declaração escrita.

O presidente do executivo comunitário acrescentou que pediu ao comissário dos Transportes Siim Kallas para "coordenar a resposta da Comissão e avaliar plenamente o impacto da situação criada pela nuvem de cinzas vulcânicas na economia e da indústria de viagens aéreas, em particular".

O presidente do executivo comunitário pretende que Siim Kallas "colabore estreitamente" com a Presidência Espanhola da UE e "ponderem" quanto à possibilidade de uma reunião extraordinária dos ministros dos Transportes dos 27 ou uma vídeo-conferência entre estes responsáveis.

Durão Barroso pediu também a Kallas para coordenar um grupo que inclui ainda Joaquin Almunia (comissário da Concorrência e Auxílios Estatais) e OliRehn (Assuntos Económicos e Monetários) e que irá "avaliar o impacto da situação criada pela nuvem de cinzas vulcânicas na indústria de transporte aéreo e na economia em geral".

A maioria dos países da UE foi obrigada a fechar o seu espaço aéreo devido à passagem de uma nuvem de cinzas causada pela erupção de um vulcão na Islândia, e apenas os do sul da União ainda permitem o voo de aeronaves.

Outras Notícias