Espionagem

Edward Snowden inspira videojogo que tem como objetivo roubar dados da NSA

Edward Snowden inspira videojogo que tem como objetivo roubar dados da NSA

O ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden, que divulgou programas secretos de recolha de dados privados, inspirou um videojogo, que tem como objetivo roubar dados à NSA.

No videojogo, disponível na página da internet da empresa 'gameonly.com', um Snowden virtual tem de retirar dados dos computadores da NSA e guardá-los numa memória USB, sem ser visto pelas câmaras de segurança ou por funcionários da agência.

Para se esconder, tem à sua disposição caixas, bandeiras e cortinas, podendo distrair os agentes da NSA lançando "saborosos donuts", segundo a descrição do videojogo que aparece a página da internet.

Snowden, ex-consultor da NSA e da CIA, revelou ao jornal britânico 'The Guardian' e ao norte-americano 'The Washington Post' a vigilância realizada pelo governo dos Estados Unidos aos registos telefónicos e da internet de milhões de cidadãos para descobrir contactos no exterior de suspeitos de terrorismo.

A polémica aumentou depois das revelações sobre a espionagem dos EUA à União Europeia (UE), à ONU e à 38 embaixadas de países como Japão e México.

" espera de receber asilo político, Snowden permanece na zona de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, em Moscovo, onde está desde 23 de junho, depois de ter passado um período em Hong Kong.

De acordo com o portal Wikileaks, Snowden pediu asilo a 21 países, mas muitos desmentirem terem recebido o pedido.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG