Covid-19

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia de Medicamentos deu, esta segunda-feira, luz verde à administração da terceira dose da vacina da Moderna contra o SARS-CoV-2 a partir dos 18 anos para aumentar os níveis de anticorpos.

Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma terceira dose da "Spikevax" administrada entre seis a oito meses após a segunda "pode levar a um aumento dos níveis de anticorpos em adultos cujos níveis de anticorpos estavam a diminuir".

Assim, a EMA conclui que poderá ser considerada uma dose de reforço desta vacina, que consiste em metade da dose utilizada na primeira vacinação.

Segundo a reguladora, os dados atuais mostram que os efeitos secundários após a dose de reforço são semelhantes aos da segunda dose.

A agência europeia adianta ainda que "o risco de doenças cardíacas inflamatórias ou outros efeitos secundários muito raros após um reforço não é conhecido e está a ser cuidadosamente monitorizado".

No início do mês de outubro, a EMA já tinha dado luz verde a terceira dose da vacina da BioNTech/Pfizer, que em Portugal começou a ser administrada há duas semanas em pessoas com mais de 65 anos de idade.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG