Investigação científica

Encontrada nova espécie de rato

Encontrada nova espécie de rato

Foi encontrada uma nova espécie de rato na Indonésia. Tem algumas características únicas, como um nariz semelhante ao de um porco.

O nome científico é Hyorhinomys Stuempkei, mas a espécie está a ficar conhecida como "rato com nariz de porco". Cientistas dos EUA, Indonésia e Austrália descobriram cinco animais do género na ilha Sulawesi, na Indonésia.

Kevin Rowe, membro da equipa de investigação, referiu que a espécie "nunca tinha sido documentada". "Atualmente não sabemos nada sobre estes ratos nem sobre a forma como estão distribuídos nas florestas", acrescentou.

A descoberta ocorreu após seis semanas passadas em áreas isoladas das florestas. O especialista em animais roedores refere que estes ratos pesam cerca de 250 gramas e que aparentam estar "saudáveis".

"As narinas lembram as de um porco e são muito únicas. O rato tem um rosto alongado, orelhas compridas para um rato deste tamanho", explicou Kevin Rowe, segundo declarações citadas pela BBC.

Os cientistas referem ainda que, naquele local, está a acontecer uma evolução morfológica. "No ano passado, descobrimos anfíbios e ratos sem dentes", salientam.

Os cinco animais descobertos encontram-se, agora, num museu na Indonésia.