Espanha não vai alterar em estado de emergência durante as épocas festivas do Natal e ano novo. Desde junho de 2015 que o país se encontra no nível quatro de alerta perante o risco de ataques terroristas.
Esse nível de "alto risco" pressupõe o "máximo reforço dos dispositivos de segurança".
Periodicamente, os especialistas da Secretaria de Estado da Segurança analisam a possibilidade de reduzir o nível de alerta, perspetivando uma diminuição da ameaça extremista.
No entanto, até agora, tanto as forças de segurança como os serviços de inteligência do país coincidem na ideia de que é impossível baixar o nível, o quarto mais elevado, antecedendo apenas o de alerta máximo.
O Ministério do Interior não vai alterar o estado de emergência durante o Natal e o ano novo. Ao mesmo tempo, especialistas explicam que não há necessidade de elevar o alerta, o que envolveria a intervenção direta das Forças Armadas do país.
Até 2014, a Guarda Civil e a Polícia Nacional levaram a cabo uma dezena de autuações contra jihadistas. Em 2015, as autoridades levaram a cabo 36 operações com um total de 75 detidos. Este ano, de 33 operações, a polícia deteve já 64 suspeitos de ligações terroristas. Dos 64 detidos desde janeiro até agora, 46 foram condenados.
Os especialistas pedem mais pressão no país contra a ameaça terrorista e dizem que falta sensibilidade judicial e uma legislação mais rigorosa para combater o terrorismo.