Segurança

Espanha em "alto risco de alerta terrorista" este Natal

Espanha em "alto risco de alerta terrorista" este Natal

Espanha não vai alterar em estado de emergência durante as épocas festivas do Natal e ano novo. Desde junho de 2015 que o país se encontra no nível quatro de alerta perante o risco de ataques terroristas.

Esse nível de "alto risco" pressupõe o "máximo reforço dos dispositivos de segurança".

Periodicamente, os especialistas da Secretaria de Estado da Segurança analisam a possibilidade de reduzir o nível de alerta, perspetivando uma diminuição da ameaça extremista.

No entanto, até agora, tanto as forças de segurança como os serviços de inteligência do país coincidem na ideia de que é impossível baixar o nível, o quarto mais elevado, antecedendo apenas o de alerta máximo.

O Ministério do Interior não vai alterar o estado de emergência durante o Natal e o ano novo. Ao mesmo tempo, especialistas explicam que não há necessidade de elevar o alerta, o que envolveria a intervenção direta das Forças Armadas do país.

Até 2014, a Guarda Civil e a Polícia Nacional levaram a cabo uma dezena de autuações contra jihadistas. Em 2015, as autoridades levaram a cabo 36 operações com um total de 75 detidos. Este ano, de 33 operações, a polícia deteve já 64 suspeitos de ligações terroristas. Dos 64 detidos desde janeiro até agora, 46 foram condenados.

Os especialistas pedem mais pressão no país contra a ameaça terrorista e dizem que falta sensibilidade judicial e uma legislação mais rigorosa para combater o terrorismo.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG