O Jogo ao Vivo

Mundo

Esta imagem deve ser banida do Facebook?

Esta imagem deve ser banida do Facebook?

Esta imagem de um filho ao colo do pai no chuveiro foi partilhada no Facebook milhares de vezes, apesar de ter sido outras tantas banida pelos algoritmos da rede social.

A foto foi publicada pela mãe da criança e mostra um momento de intimidade do quotidiano. O pai segurava nos seus braços o filho. Ambos estão nus, porque a criança estava gravemente doente, com uma intoxicação alimentar. O pai tentava há horas baixar a febre do filho, ao mesmo tempo que limpava os dois da sujidade provocada pelos incessantes vómitos e diarreia do miúdo, que aliás teve de ser depois hospitalizado

Tudo aconteceu em 2014. A mãe, a fotógrafa norte-americana Heather Whitten, decidiu fotografar o momento de intensidade e preocupação familiar, e colocou-a, no início de maio deste ano, no Facebook.

Para muitos a imagem é um retrato tocante. Mas para outros, é uma imagem inapropriada e que pode até ser confundida com pedofilia.

Heather explicou à BBC que o seu marido "foi paciente e carinhoso e forte" com o filho. "Saí da casa de banho e fui buscar a minha máquina fotográfica e tirei algumas fotos do momento", contou.

A fotógrafa ficou surpreendida pelos comentários e reações à fotografia, que se espalharam nas redes sociais. "Não há nada de sexual nesta imagem", escreveu no post original.

E à BBC mostrou-se chocada pela reação das pessoas. "Muitas pessoas não conseguiram ir além da nudez para encontrar a verdadeira história" contada pela foto: um momento de carinho entre pai e filho, testemunhado e partilhado com o mundo pela mãe.

Mas o debate está longe de terminar: o Facebook fez bem em. banir a imagem? Pode, por outro lado, a rede social viver sem qualquer tipo de controlo, sujeita a tornar-se também veículo para mensagens condenáveis?