Covid-19

Estudo revela que 99% dos infetados desenvolveram anticorpos contra o vírus

Estudo revela que 99% dos infetados desenvolveram anticorpos contra o vírus

Um estudo feito em Nova Iorque, EUA, revelou que quase todos os infetados desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus, o que pode afastar casos de reinfeção nos doentes recuperados.

A investigação, publicada no dia 5 de maio e realizada por académicos da Escola de Medicina do Hospital Mount Sinai, analisou o plasma de 1343 pessoas a viver na região de Nova Iorque e arredores, e concluiu que em 99% dos 624 casos confirmados tinha sido desenvolvida uma resposta contra o vírus.

No entanto, não está ainda provado que esta resposta imunológica possa prevenir uma reinfeção, isto é, evitar que um doente recuperado possa voltar a ser infetado com o SARS-Cov-2.

Os autores escrevem nas conclusões que o estudo demonstra que "a grande maioria dos pacientes com covid-19 é seropositiva, fornecendo potencialmente imunidade à reinfeção".

Na Coreia do Sul, um outro estudo seguiu a mesma linha de raciocínio e apurou que os casos de reinfeção investigados se tratavam de "falsos positivos" para a covid-19.

Na China, uma investigação a 175 doentes demonstrou ainda que a capacidade de produzir anticorpos não dependia da idade, sexo ou gravidade da infeção, como cita o diário "El País".

Outras Notícias