O Jogo ao Vivo

Insetos

Estudo revela que há 20 triliões de formigas no planeta

Estudo revela que há 20 triliões de formigas no planeta

Existem pelo menos 20 triliões de formigas na Terra, de acordo com um novo estudo.

Determinar a população global de formigas é importante para medir as consequências das mudanças no seu habitat - incluindo aquelas causadas pelas alterações climáticas. As formigas desempenham um papel significativo, dispersando sementes, hospedando organismos e servindo como predadores ou presas.

Alguns estudos já tentaram estimar a população global de formigas, mas resultaram num número muito menor do que 20 triliões. Para esta nova tentativa - publicada segunda-feira na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)" - os investigadores analisaram 465 estudos que mediram o número de formigas localmente no campo.

PUB

As centenas de estudos usaram duas técnicas padronizadas: montar armadilhas que capturavam as formigas que passavam durante um determinado período de tempo ou analisar o número de formigas num determinado pedaço de folhas no chão.

Embora as análises tenham sido realizadas em todos os continentes, algumas regiões importantes tinham poucos ou nenhum dado, incluindo a África Central e a Ásia. É por isso que "a verdadeira abundância de formigas em todo o mundo provavelmente será consideravelmente maior" do que o estimado, segundo o estudo. "É de extrema importância que preenchamos essas lacunas restantes para obter uma imagem abrangente da diversidade de insetos".

Existem mais de 15.700 espécies e subespécies de formigas que são encontradas em todo o planeta - e provavelmente um número igual que ainda não foi descrito. Mas quase dois terços delas são encontrados em apenas dois tipos de ecossistemas: florestas tropicais e savanas.

Com base no número estimado de formigas, acredita-se que a sua biomassa global total seja de 12 megatoneladas de carbono seco - mais do que a de aves e mamíferos selvagens combinados e 20% da de humanos.

No futuro, os cientistas planeiam estudar os fatores ambientais que influenciam a densidade populacional das pequenas criaturas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG