Guerra

EUA alertam Rússia sobre consequências do uso de armas nucleares

EUA alertam Rússia sobre consequências do uso de armas nucleares

Os Estados Unidos advertiram, esta sexta-feira, "diretamente" a Rússia de que vai haver consequências se usar armas nucleares contra a Ucrânia.

"Comunicamos de forma muito clara e diretamente à Rússia que haverá consequências para qualquer uso de armas nucleares", disse hoje o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

Apesar do aumento da tensão entre Washington e Moscovo, Blinken garantiu que altos funcionários dos Estados Unidos mantêm linhas abertas de comunicação com os seus pares na Rússia.

PUB

"Deixamos muito claro que quando tivermos algo importante para comunicar aos russos, o faremos. E, de facto, temos", explicou.

O chefe da diplomacia norte-americana disse que os "cometários" do Presidente russo, Vladimir Putin, sobre o possível uso de armas nucleares são "o cúmulo da irresponsabilidade".

"Isso é algo que estamos a monitorizar com muito cuidado e que levamos muito a sério por causa do que a Rússia fez na Ucrânia", disse Blinken.

Hoje, o Pentágono informou que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, instou o seu homólogo russo, Sergey Shoygu, a manter as linhas de comunicação abertas enquanto decorre a guerra na Ucrânia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG