Barack Obama

EUA e Cuba vão anunciar reabertura de embaixadas

EUA e Cuba vão anunciar reabertura de embaixadas

Barack Obama vai anunciar esta quarta-feira que os Estados Unidos e Cuba chegaram a acordo para restabelecer as relações diplomáticas e reabrir embaixadas nas respetivas capitais.

"Vamos anunciar formalmente amanhã (quarta-feira) que os Estados Unidos e Cuba chegaram a acordo para restabelecer relações diplomáticas formais e abrir embaixadas nas respetivas capitais", disse fonte da Casa Branca citada por agências internacionais, sob condição de anonimato.

O responsável não precisou se foi fixada uma data para a abertura das embaixadas, cerimónia que deverá implicar uma visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, a Havana.

Washington e Havana anunciaram a 17 de dezembro uma reaproximação histórica depois de meio século de tensões.

Desde então, realizaram-se quatro rondas de negociações formais para preparar a abertura das duas embaixadas, que ficarão instaladas nas secções de interesses de ambos os países nas respetivas capitais.

A abertura das representações encerra o processo de restabelecimento das relações diplomáticas, mas não o de normalização das relações que, segundo Havana, implica o levantamento do embargo económico imposto à ilha em 1962 e a devolução dos terrenos ocupados pela base militar norte-americana de Guantánamo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG