Coreia do Norte

EUA estão abertos a negociações com a Coreia do Norte

EUA estão abertos a negociações com a Coreia do Norte

Os Estados Unidos estão abertos a negociações com a Coreia do Norte, afirmou, esta segunda-feira, em Tóquio, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelando a Pyongyang para dar um passo no sentido das conversações.

"Os Estados Unidos continuam abertos a negociações honestas e credíveis sobre a desnuclearização, mas a bola está no campo de Pyongyang", declarou Kerry num discurso no Instituto de Tecnologia de Tóquio.

O secretário de Estado norte-americano salientou que a "Coreia do Norte tem de dar passos significativos para mostrar que honra os compromissos que já assumiu" e observou que as conversações que manteve na China e na Coreia do Sul demonstraram que o mundo está a falar a uma só voz.

PUB

"Uma coisa é certa: estamos unidos. Não pode haver confusão sobre este ponto", sublinhou ao constatar que o "perigoso programa de mísseis nucleares do Norte ameaça não só os vizinhos da Coreia do Norte como também o seu próprio povo".

Ao defender que o "mundo não precisa de mais potencial para a guerra", Kerry realçou que a comunidade internacional "permanece unida", congratulando-se com a forte demonstração da China há dois dias do seu compromisso com a desnuclearização da península coreana".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG