O Jogo ao Vivo

Estados Unidos

EUA realizam segunda operação aérea de ajuda humanitária no Iraque

EUA realizam segunda operação aérea de ajuda humanitária no Iraque

Os Estados Unidos lançaram, na sexta-feira, alimentos e água potável destinados aos civis ameaçados pelos 'jihadistas' do Estado Islâmico no norte do Iraque, anunciou o Pentágono.

Três aviões militares de carga - um C-17 e dois C-130 -, escoltados por dois caças F/A-18, lançaram refeições e água potável para os "milhares de cidadãos iraquianos ameaçados pelo Estado Islâmico (EI) no Monte Sinyar, no Iraque".

Os aviões lançaram mantimentos para cerca de 30 mil pessoas.

O objetivo da missão, concluída com "sucesso", eram as cerca de 200 mil pessoas, a maioria dos quais da comunidade 'yazidi', uma minoria religiosa curda, que necessita de ajuda urgente, incluindo abrigo, alimentos, água e medicamentos no Monte Sinyar.

A primeira missão do género foi realizada na quinta-feira.

"Até à data, em coordenação com o governo do Iraque, os aviões dos EUA forneceram 36.224 refeições e 6.822 galões de água potável", informou o Pentágono em comunicado.

Os aviões que participaram nesta missão eram do porta-aviões USS George H.W. Bush, que se encontra nas águas do golfo Pérsico.

PUB

Na sexta-feira, os Estados Unidos bombardearam posições de artilharia do Estado Islâmico no Iraque que ameaçavam o pessoal norte-americano estacionado na base de Erbil, no Curdistão iraquiano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG