Mundo

EUA testam novo sistema de defesa antimíssil com sucesso

EUA testam novo sistema de defesa antimíssil com sucesso

O Pentágono testou hoje com sucesso um novo sistema de defesa antimíssil de altitudes elevadas, interceptando dois mísseis balísticos perto da ilha do Hawai, divulgou hoje o Departamento de Defesa norte-americano.

Este foi o primeiro teste ao sistema de avaliação operacional, denominado "Terminal High Altitude Air Defense" (THAAD) [designação em inglês], desenvolvido para interceptar mísseis balísticos durante a última fase de voo, ainda em altitudes elevadas, de acordo com o departamento do Pentágono "Missile Defense Agency", difundiu a agência de notícias France Press.

"Durante esta missão, o primeiro míssil THAAD interceptou um míssil alvo balístico, lançado a partir de uma aeronave. O segundo míssil THAAD interceptou o outro míssil alvo balístico lançado do mar", divulgou em comunicado a empresa que desenvolveu o sistema, Lockheed Martin.

A primeira bateria de mísseis THHAD, com seis lançadores montados em camiões, no total de 48 mísseis, foi entregue ao Exército americano em maio de 2008, estando prevista a entrega de mais cinco baterias até 2013.

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) já expressaram a intenção de celebrar um contrato com os Estados Unidos para adquirir baterias de lançamento destes mísseis.