Cargos

Ex-diretor dos serviços secretos é o novo primeiro-ministro do Iraque

Ex-diretor dos serviços secretos é o novo primeiro-ministro do Iraque

O Parlamento iraquiano aprovou, na quarta-feira, a nomeação do ex-diretor dos serviços secretos, Mustafa Al-Kadhimi, como novo primeiro-ministro, pondo fim a cinco meses do governo interino chefiado por Adel Abdelmahadi, demitido em novembro passado.

O fragmentado Parlamento iraquiano apoiou as nomeações de Al-Kadhimi e de 15 ministros, e adiou a aprovação dos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Petróleo.

O novo Governo assume funções em plena crise económica, política e institucional, após meses de protestos, nos quais morreram mais de meio milhar de pessoas.

EUA saúdam novo Governo

Entretanto, o secretário de Estado norte-americano saudou a formação do novo Governo iraquiano e concedeu um novo prolongamento da isenção das sanções para permitir a importação de eletricidade do Irão.

Num telefonema com Mustafa Al-Kadhimi, Mike Pompeo anunciou que os Estados Unidos não iriam aplicar sanções ao Iraque pela compra de eletricidade ao Irão durante um período de 120 dias.

Esta medida serve "para mostrar a vontade de ajudar a criar as condições necessárias para o êxito" do novo Governo, anunciou o Departamento de Estado norte-americano, em comunicado.

Outras Notícias