Espionagem

Ex-espiã russa Anna Chapman propõe casamento a Edward Snowden

Ex-espiã russa Anna Chapman propõe casamento a Edward Snowden

A antiga agente dos serviços secretos russos Anna Chapman, expulsa dos Estados Unidos em 2010, propôs casamento ao norte-americano Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança.

"Snowden, will you marry me?!" ("Snowden, queres casar comigo?!") - escreveu na sua conta no Twitter, desconhecendo-se se a proposta teve resposta.

Anna Chapman e mais dez agentes do Serviço de Espionagem Externa (SVR) da Rússia foram detidos pela CIA nos Estados Unidos em 2010 e acusados de espionagem. Mais tarde, acabaram por ser trocados por quatro pessoas que cumpriam penas por espionagem em prisões russas.

Quanto ao ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, ninguém o viu, nem apareceu nos ecrãs das televisões depois de ter partido de Hong Kong para Moscovo no domingo passado.

Segundo as autoridades russas, Snowden encontra-se na zona de trânsito do aeroporto Sheremetievo de Moscovo à espera que algum país lhe conceda asilo político.

O casamento com Chapman poderia facilitar a obtenção da cidadania russa por Snowden, mas ele renunciou à ideia de ficar na Rússia quando o Presidente Vladimir Putin lhe impôs uma condição: não prejudicar os interesses dos aliados.

Outras Notícias