O Jogo ao Vivo

Mundo

Ex-ministro de Mubarak apontado para primeiro-ministro do Egipto

Ex-ministro de Mubarak apontado para primeiro-ministro do Egipto

O exército egípcio, no poder, encarregou um antigo primeiro-ministro do presidente deposto Hosni Mubarak, Kamal el-Ganzouri, de formar governo, avançaram as televisões privadas.

Kamal el-Ganzouri substituiria, assim, Essam Charaf, demissionário desde segunda-feira, noticia a AFP.

No entanto, o Conselho Superior das Forças Armadas (CSFA) não confirmou esta informação e, de acordo com outros meios, estão a ser ponderados vários candidatos e as consultas continuam, a poucos dias do início das primeiras eleições legislativas pós-Mubarak, que começam segunda-feira.

O jornal governamental Al-Ahram, por seu lado, avança na sua edição em linha, citando fontes políticas, que Ganzouri tinha aceitado formar um governo de salvação nacional.

A possível nomeação deste economista de 78 anos não convenceu os manifestantes em Tahrir, que se mostraram contra: "Penso que foi muito popular na sua época. Mas já não é do nosso tempo", afirmou Abdallah Ahmed, estudante de 22 anos.

Depois disto, o exército egípcio descartou a possibilidade de uma saída imediata do poder, como exigem os milhares de manifestantes na Praça Tahrir, no Cairo, que apelaram à mobilização massiva esta sexta-feira.

Milhares de egípcios protestam desde o fim-de-semana na Praça Tahrir, símbolo da revolta popular que depôs Mubarak, para exigir a rápida transferência do poder para autoridades civis.