cessar-fogo

Exécito da Líbia anunciou cessar-fogo

Exécito da Líbia anunciou cessar-fogo

O Exército líbio anunciou, este domingo, um cessar-fogo em apoio às negociações de paz em Genebra para encontrar uma solução para o conflito que divide o país, entregue às milícias após a queda de Kadafi.

"O estado-maior do exército líbio anunciou um cessar-fogo em todas as frentes, que entrará em vigor à meia-noite de domingo (22 horas em Portugal continental)", segundo um comunicado citado pela agência France Presse.

O comunicado especifica, contudo, que a trégua "não se aplica a operações terroristas", numa referência aos grupos de radicais islâmicos.

O anúncio acontece dois dias depois de a coligação de grupos armados líbios "Fajr Libya" (Madrugada da Líbia) se ter afirmado disponível para "um cessar-fogo em todas as frentes", caso as outras partes respeitassem as tréguas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, na sexta-feira, que as fações em conflito na Líbia tinham acordado um roteiro para formar um governo de unidade depois de dois dias de negociações de paz em Genebra.

Este encontro permitiu um acordo sobre uma agenda com a ambição "de alcançar um acordo para formar um governo de unidade consensual e a necessidade de medidas de segurança para cessar os combates e garantir a retirada faseada dos grupos armados de todas as cidades líbias, permitindo ao Estado afirmar a sua autoridade relativamente às infraestruturas vitais do país", anunciou a ONU em comunicado.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG