Coreia do Norte

Exército e partido da Coreia do Norte manifestam lealdade ao jovem líder

Exército e partido da Coreia do Norte manifestam lealdade ao jovem líder

O regime norte-coreano organizou, esta terça-feira, uma homenagem ao antigo dirigente Kim Jong-il, com transmissão televisiva em direto, quando se assinalam dois anos da sua morte, ocasião aproveitada para realçar a lealdade ao atual líder, Kim Jong-un.

A cerimónia, que teve lugar no centro de Pyongyang, dois anos após a morte de Kim Jong-il, contou com vários discursos de homens fortes do regime que sublinharam a sua lealdade para com o jovem líder, filho e sucessor no poder de Kim Jong-il, Kim Jong-un.

Esta homenagem tem lugar dias após a execução do tio de Kim Jong-un, Jang Song-thaek, que foi o seu mentor político, o que levantou suspeitas de possíveis lutas políticas internas na Coreia do Norte.

As imagens transmitidas pela televisão mostraram milhares de oficiais militares e do partido a levantarem-se para aplaudir vigorosamente Kim Jong-un.

"Nós seremos guerreiros para salvaguardar o partido com as nossas vidas (...) e com a convicção de que nós não conhecemos ninguém além do grande camarada Kim Jong-un", declarou o chefe de Estado norte-coreano - título honorífico -, Kim Yong-nam, número dois do regime de Pyongyang, ao constatar que o país alcançou "enormes progressos" desde a chegada ao poder do jovem dirigente.

A Coreia do Norte lançou um satélite para o espaço em dezembro de 2012 e realizou um terceiro teste nuclear em fevereiro. "Mantendo o respeitado camarada Kim Jong-un em grande estima, o nosso país irá prosperar", acrescentou Kim Yong-nam.

Choe Ryong-hae, um alto dirigente militar norte-coreano próximo de Kim Jong-un, também prestou homenagem ao dirigente. O Exército apoiará "o nosso comandante supremo, sob qualquer tempestade e dificuldades", disse.

A viúva de Jang Song-thaek, Kim Kyong-hui, irmã de Kim Jong-il, não marcou presença na cerimónia de homenagem ao irmão, mas, segundo analistas, ela deverá ter sido poupada à purga.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG