Mundo

Extrema direita lidera sondagem em França

Extrema direita lidera sondagem em França

A presidente do partido francês de ultradireita Frente Nacional, Marine Le Pen, lidera as preferências dos franceses para o cargo de Presidente da República, à frente de Nicolas Sarkozy, segundo uma sondagem divulgada este sábado.

Marine, filha do fundador e antigo presidente da FN, Jean-Marie Le Pen, alcançou 23 por cento das intenções de voto, mais do que os 21 por cento obtidos pelo actual presidente Sarkozy e pela líder socialista Martine Aubry, revelou a sondagem publicada pelo diário Le Parisien.

O jornal recorda que Jean-Marie Le Pen ficou na segunda posição na primeira volta das eleições presidenciais francesas de 2002, atrás do ex-presidente Jacques Chirac e à frente do líder socialista Lionel Jospin.

PUB

Esta é a primeira vez que umas sondagens sobre intenções de voto para as eleições de 2012 dão como certo a passagem à segunda volta da presidente da FN.

O presidente Sarkozy, contudo, não confirmou ainda se se apresentará à reeleição no próximo ano, ainda que, hoje, o primeiro-ministro François Fillon tenha declarado numa entrevista ao "Le Figaro" que o chefe de Estado francês "é o único e o melhor" candidato do partido que está no poder, a União por um Movimento Popular (UMP).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG