Mundo

Fernando Haddad vence Serra e é eleito prefeito de São Paulo

Fernando Haddad vence Serra e é eleito prefeito de São Paulo

Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, foi eleito, este domingo, prefeito de São Paulo, na segunda volta das eleições municipais. "Quero agradecer do fundo do meu coração ao presidente Lula. Viva o presidente Lula", disse Haddad no discurso da vitória.

Às 19.16 horas (21.40 em Portugal), com 92% das urnas apuradas, o candidato do PT tinha 3.158.994 milhões de votos, o equivalente a 56,04% dos votos válidos, contra 2.479.094 milhões (43,97%) do candidato José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Votos brancos somam 4,35% e nulos, 7,27%. A abstenção foi de 19,96%, número superior aos 17,37% da primeira volta.

PUB

A vitória representa o regresso do Partido dos Trabalhadores (PT) à Câmara de São Paulo, oito anos depois de Marta Suplicy deixar o cargo.

Fernando Haddad agradeceu o apoio do ex-presidente Lula da Silva e ressaltou a importância de São Paulo no desenvolvimento do Brasil. O prefeito eleito afirmou que pretende incluir parcerias com o governo federal e estadual na sua gestão.

De acordo com Haddad, que é do mesmo partido de Dilma Rousseff e Lula da Silva, o governo federal terá mais presença na capital paulista.

Professor-doutor da Universidade de São Paulo, Fernando Haddad, de 49 anos, fez mestrado em economia e doutorado em filosofia. Na gestão da prefeita Marta Suplicy, foi chefe de chefe de gabinete da Secretaria de Finanças. Também foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, quando se licenciou para concorrer à Câmara de São Paulo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG