O Jogo ao Vivo

cuba

Fidel Castro faz 86 anos

Fidel Castro faz 86 anos

O líder histórico cubano Fidel Castro, retirado do poder desde julho de 2006 por motivos de saúde, celebra esta segunda-feira 86 anos.

Para assinalar o aniversário de Fidel Castro, homem que liderou Cuba durante quase meio século, estão previstas várias iniciativas, incluindo uma exposição de fotografias.

A exposição, em Havana, vai exibir fotografias do líder histórico realizadas por alguns profissionais de renome, como é o caso de Alberto Korda, fotógrafo oficial de Fidel Castro após a revolução cubana e autor do retrato de Che Guevara, uma das imagens mais reproduzidas a nível mundial.

A exposição conta também com a participação de artistas plásticos cubanos.

Em outras regiões da ilha estão previstas festas de rua.

Vários jornais cubanos assinalaram, domingo, o aniversário de Fidel Castro. Foi o caso do jornal "A Tribuna de Havana", que colocou na primeira página a frase "Felicidades Fidel", ou do diário "Juventude Rebelde", que publicou um artigo assinado por Armando Hart, um dos "históricos" da revolução cubana e um fiel amigo dos irmãos Fidel e Raul Castro, o atual Presidente cubano, desde 2008, e líder do Partido Comunista de Cuba.

No último ano, as aparições públicas de Fidel Castro têm sido muito poucas. Uma das exceções ocorreu em fevereiro deste ano, quando o ex-presidente cubano compareceu à cerimónia de apresentação, em Havana, de um livro dedicado à sua infância e juventude.

O líder histórico também já não publica há cerca de dois meses os artigos de opinião que começou a escrever durante a sua convalescença. Os artigos, intitulados "Reflexões", abordam as mais diversas questões da atualidade internacional. O último artigo foi publicado no passado dia 19 de junho.

Apesar de estar retirado do poder, Fidel Castro recebeu durante o último ano alguns líderes internacionais que visitaram o país, como por exemplo a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, e o chefe de Estado iraniano, Mahmud Ahmadineyad.

A 28 de março, Fidel Castro encontrou-se com Bento XVI, no âmbito de uma visita papal a Cuba. O encontro foi solicitado na altura pelo líder histórico cubano.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG