Mundo

Fim da ETA abre nova fase na política

Fim da ETA abre nova fase na política

A um mês das eleições gerais em Espanha, o anúncio do fim da luta terrorista por parte da ETA transfere para o plano político um conflito ideológico de cariz histórico, que, a partir de agora, vai continuar presente, mas centrado no diálogo e sem o recurso às armas.

Espanha acordou, esta sexta-feira, com o peito um pouco mais leve. O fim da actividade armada anunciado pela ETA foi recebido, no entanto, com um misto de alegria e de cepticismo. Um país que se habituou a conviver - durante quase meio século - com a ameaça terrorista sempre presente, encara ainda com incredulidade a ideia de se ver definitivamente livre da violência da ETA, sobretudo tendo em conta que o anúncio não inclui a dissolução do grupo armado.

O certo é que a crescente debilidade apresentada pela organização nos últimos anos denunciava este cenário como provável. Entre 2008 e 2009 intensificou-se a pressão policial que permitiu a detenção dos sucessivos cabecilhas do grupo terrorista. Ao mesmo tempo, a crescente mobilização social e a unidade entre partidos políticos foram deixando a estrutura da ETA reduzida a mínimos.

O contexto internacional da era pós al-Qaeda mostrou-se também cada vez mais desfavorável. Após a entrega das armas por parte da organização irlandesa IRA em 2005, a ETA - nascida ainda no tempo do franquismo - tornou-se no último grupo terrorista da Europa.

Também a nível interno o isolamento da ETA se vinha acentuando, com o progressivo afastamento da esquerda abertzale, ou seja, o sector político basco de ideologia independentista. O "abandono definitivo" da violência por parte da ETA coloca, assim, em evidência a vitória do projecto político face ao projecto armado: o conflito ideológico deverá, a partir de agora, continuar presente, mas centrado no diálogo e sem o recurso às armas. No entanto, a memória das mais de 800 vítimas da organização terrorista não será facilmente apagada da memória da sociedade espanhola.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG