Mundo

FMI espera atribuir quinta tranche "em breve" à Grécia

FMI espera atribuir quinta tranche "em breve" à Grécia

O Fundo Monetário Internacional afirmou poder atribuir a quinta tranche do empréstimo à Grécia "em breve", quando tiver garantia de que o Estado helénico tem meios para fazer face às obrigações futuras.

"As discussões sobre o financiamento completo do programa prosseguem e nós esperamos a concretização em breve", afirmou esta quinta-feira, em comunicado divulgado pela agência noticiosa francesa AFP, a directora de Relações Externas do FMI, Caroline Atkinson.

A responsável disse que "isso vai abrir o caminho à conclusão da quarta revisão pelo conselho de administração do FMI e o pagamento da próxima parcela". Caroline Atkinson não adiantou qual a eventual data em que o conselho de administração do Fundo se deverá reunir para discutir o assunto.

Em Maio de 2010, o FMI aprovou um empréstimo de 30 mil milhões de euros à Grécia, o que poderá constituir o maior empréstimo alguma vez atribuído pela instituição. A Grécia já recebeu quatro parcelas, num total de 14,6 mil milhões de euros, a última delas em Março.

O FMI saudou o voto de quinta-feira no parlamento grego, que prolongou por quatro anos a receita de austeridade administrada ao país.

Para o FMI, o orçamento adoptado "apoiará os esforços da Grécia para aplicar o programa de reformas económicas. É uma etapa importante e bem-vinda, que contribuirá para restaurar a viabilidadade das finanças públicas, salvar a estabilidade do sector financeiro e melhorar a competitividade para criar condições de crescimento e de melhoria de emprego duradouro".

Os ministros das Finanças da zona euro vão reunir-se em Bruxelas, no domingo, para discutir o pagamento da próxima tranche da ajuda europeia à Grécia. John Lipsky, director-geral interino do Fundo, espera estar presente.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG