Euro2016

França aprova prolongamento do estado de emergência

França aprova prolongamento do estado de emergência

O Parlamento francês aprovou esta terça-feira a extensão do estado de emergência até ao fim de julho, para permitir que as condições de segurança excecionais abranjam o Europeu de futebol e a Volta à França em bicicleta.

A proposta do governo francês foi aprovada por larga maioria, com 309 votos a favor e 30 contra, prolongando por mais dois meses o estado de emergência, instaurado após os atentados terroristas de 13 de novembro de 2015, em Paris, que provocaram 130 mortos e mais de 300 feridos.

O regime de exceção, que já tinha sido prolongado em fevereiro por três meses, até 26 de maio, estender-se-á até ao fim do Campeonato da Europa, que se realiza em França, entre 10 de junho e 10 de julho, e do Tour, de 2 a 24 de julho.

Os dois anteriores prolongamentos foram criticados por organismos como o Conselho da Europa, que considera que este dispositivo teve efeitos concretos "relativamente limitados" na luta contra o terrorismo, mas "restringiu fortemente" o exercício das liberdades fundamentais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG