Maomé

França reforça segurança nas embaixadas devido à publicação de caricaturas de Maomé

França reforça segurança nas embaixadas devido à publicação de caricaturas de Maomé

Paris tomou "precauções de segurança particulares" para proteger algumas embaixadas de França, depois da publicação, esta quarta-feira, de caricaturas do profeta Maomé na revista satírica "Charlie Hebdo".

"Enviei claro instruções para que em todos os países onde isso possa criar problemas sejam tomadas precauções de segurança particulares", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius.

Entretanto, a embaixada de França em Jacarta anunciou, esta quarta-feira, o encerramento temporário de todas as instituições francesas na Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo.

"Por precauções de segurança sob instruções de Paris, a vossa embaixada estará encerrada sexta-feira 21 de setembro de 2012 e todas as outras instituições francesas na Indonésia, incluindo as escolas, estarão fechadas na quinta-feira e na sexta-feira", indicou num comunicado o encarregado de negócios da embaixada de França na Indonésia, Stéphane Baumgarth.

"A publicação de caricaturas particularmente ofensivas do profeta Maomé pelo jornal Cralie Hebdo na edição desta quarta-feira corre o risco de provocar outras manifestações visando mais particularmente as instituições francesas", explicou Baumgarth.

"Renovo a minha mensagem de prudência para os próximos dias e mais particularmente na sexta-feira, dia da oração", adiantou o diplomata, precisando que o encerramento poderá "ser renovado na próxima semana".

Charlie Hebdo publicou uma capa representando um muçulmano numa cadeira de rodas empurrado por um judeu ortodoxo, com chapéu, com o título "Intocáveis 2", numa alusão ao filme.

PUB

Esta publicação surge depois da difusão na Internet de extratos do filme "A inocência dos muçulmanos", realizado nos Estados Unidos e que descreve o islão como um "cancro". O filme desencadeou manifestações contra os Estados Unidos em todo o mundo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG