O Jogo ao Vivo

25.09.2022

Fotogaleria

Casas no mar e árvores caídas: os estragos causados pelo furacão Fiona no Canadá

Casas no mar e árvores caídas: os estragos causados pelo furacão Fiona no Canadá

O furacão Fiona atingiu com força a costa leste do Canadá este sábado, deixando 500 mil lares sem luz.

Árvores arrancadas, casas destruídas e arrastadas para o mar, linhas elétricas danificadas. "[O furacão] Fiona veio e deixou a sua marca na Nova Escócia e nas províncias vizinhas", disse o chefe de governo dessa região, Tim Houston, em conferência de imprensa concedida na tarde deste sábado. "Isto não terminou."

Partes de cinco províncias sofreram chuvas torrenciais e ventos de até 160 km/h, com inundações generalizadas e centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica. Uma mulher está desaparecida depois de ter sido arrastada para o mar em Terra Nova e Labrador. Segundo a polícia, a tempestade "não se assemelha com nada que já tenhamos visto".

Os militares foram enviados para a Nova Escócia para ajudar na operação de limpeza.

Furacões como este são raros no Canadá, pois as tempestades normalmente perdem energia quando atingem águas mais frias no norte e se tornam pós-tropicais. Fiona já havia causado estragos em Porto Rico e na República Dominicana no início da semana, com muitos ainda sem energia ou água corrente. A Flórida também enfrenta uma ameaça de furacão quando a tempestade tropical Ian se fortaleceu ao mover-se sobre as Caraíbas no sábado. Pode aproximar-se da Flórida no início da próxima semana como um grande furacão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG