O Jogo ao Vivo

18.09.2019

Fotogaleria

"Desafio do Tetris": os serviços de emergência como nunca os viu

"Desafio do Tetris": os serviços de emergência como nunca os viu

Como qualquer outro desafio viral que se preze, este também já tem uma 'hashtag'. "#TetrisChallenge", ou "Desafio do Tetris", é a nova tendência entre os serviços de emergência de todo o Mundo. Tal como no jogo, o objetivo é encaixar todas as peças. Como quem diz os veículos e os equipamentos de salvamento.

"Se sempre quis saber o que há dentro de um carro de patrulha de trânsito, aqui está". A brincadeira começou no dia 1 de setembro com uma publicação na página de Facebook da Polícia de Zurique, na Suíça, numa imagem em que se pode ver dois agentes deitados no chão, ao lado de cones de trânsito, uma vassoura, armas e dezenas de outras peças e equipamentos de serviço.

As reações não se fizeram esperar e, depois de milhares de "gostos" e centenas de partilhas naquela publicação, chegaram as respostas de outras equipas de emergência, um pouco por todo o Mundo.

Primeiro, o desafio espalhou-se pela Suíça. Os corpos de bombeiros de Thusis e de Genebra imitaram os colegas de Zurique e a brincadeira tornou-se viral. O "desafio do Tetris" chegou a países como a Holanda, Hungria, Áustria e Alemanha.

Depois, saiu da Europa para chegar a países asiáticos como Singapura e Taiwan. Seguiu-se o México. Mas antes, em novembro de 2018, já a Polícia da Nova Zelândia tinha publicado uma imagem idêntica, que voltou a partilhar em resposta ao desafio.

Rebecca Tilen, assessora de imprensa da Polícia de Zurique, contou ao jornal britânico "The Guardian" que a fotografia foi tirada durante um "open day" daquele departamento. "Pedimos o carro e espalhamos o material ao lado. Dois agentes tiveram a ideia de participar. A imagem foi captada por um drone".

"Desde o desafio, o número de seguidores [nas redes sociais] aumentou e, portanto, as campanhas de prevenção e pesquisas de testemunhas têm mais alcance, o que é bom para nós", explicou Rebecca.