08.07.2018

Quatro crianças salvas

Imagens do primeiro dia de resgate de jovens na Tailândia

Imagens do primeiro dia de resgate de jovens na Tailândia

A operação de retirada de 12 jovens e um adulto, presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 15 dias, começou este domingo, anunciaram as autoridades.

"Hoje é o grande dia... A equipa está pronta para enfrentar todos os desafios", declarou ​​​​​​​à imprensa local o chefe da célula de crise e governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn.

Segundo Osottanakorn, os mergulhadores - 13 estrangeiros e cinco tailandeses - entraram na gruta às 10 horas locais (4 horas em Portugal Continental). Os 12 rapazes e o homem vão sair do local acompanhados, um a um, por uma equipa de dois mergulhadores, sendo que está previsto que o primeiro jovem seja resgatado cerca das 21 horas (15 horas em Lisboa).

O major-general Chalongchai Chaiyakam afirmou, no entanto, que a operação de resgate de todas as vítimas pode demorar entre dois a quatro dias a ser levada a cabo, "dependendo das condições do tempo e da água". Um repórter da BBC presente no local relatou a forte precipitação registada este domingo na zona.

A única forma de retirar os jovens é por mergulho, através de passagens escuras e estreitas, cheias de água lamacenta e com fortes correntes, num ambiente já com pouco oxigénio.

No passado dia 23 de junho, depois de um jogo de futebol, os 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o respetivo treinador, de 25, foram explorar a gruta. As inundações resultantes das chuvas torrenciais bloquearam a saída e impediram que as equipas de resgate encontrassem o grupo durante nove dias.

Outros Artigos Recomendados