02.05.2019

Fotogaleria

Casamento real: De guarda-costas do rei a rainha da Tailândia

Casamento real: De guarda-costas do rei a rainha da Tailândia

O rei da Tailândia casou com a chefe da sua guarda pessoal e deu-lhe o título de rainha. O anúncio apanhou todos de surpresa.

O rei Vajiralongkorn "decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, sua mulher, a rainha Suthida, que irá deter o título real e fazer parte da família real", informou a casa real em comunicado. As imagens da cerimónia do casamento foram divulgadas nos canais de televisão tailandeses na quarta-feira à noite.

Maha Vajiralongkorn, de 66 anos, tornou-se rei da Tailândia após a morte do pai, em dezembro de 2016. Já foi casado três vezes (e três vezes divorciado) e tem sete filhos.

A rainha Suthida era vista em público ao lado do rei Vajiralongkorn há muitos anos mas a relação afetiva entre ambos nunca tinha sido oficialmente anunciada.

Em 2014, Suthida, antiga hospedeira da Thai Airways, foi nomeada por Vajiralongkorn como comandante da sua unidade de segurança pessoal. Dois anos depois, foi promovida a general do Exército. Agora é, oficialmente, rainha. As cerimónias de coroação realizam-se no sábado.