24.08.2019

Fotogaleria

Imagens dos protestos à margem da cimeira do G7

Imagens dos protestos à margem da cimeira do G7

Milhares de pessoas manifestaram-se horas antes do início da cimeira do G7, no porto de Hendaia, perto de Biarritz, França, com fim previsto em Irún, no País Basco, no lado espanhol da fronteira.

O protesto teve início às 11.30 horas locais (10.30 horas em Portugal continental), foi convocado pela plataforma G7 Ez e a francesa Alternatives G, e levava à frente uma faixa com o lema "Não ao G7, construindo outro mundo a partir do País Basco", escrito em castelhano, francês e euskera (língua basca).

Na noite de sexta-feira, pelo menos 17 pessoas foram detidas e quatro polícias ficaram ligeiramente feridos em confrontos registados na comuna francesa basca de Urrugne, ao redor de um acampamento contra a cimeira das grandes potências industriais (G7).

Uma porta-voz da comuna de Baiona, no país basco francês, disse à agência EFE que parte das detenções tiveram origem em confrontos com a polícia durante uma manifestação que não havia sido solicitada. Os manifestantes esconderam os seus rostos e recusaram-se a dispersar, apesar dos avisos da polícia, disse a porta-voz.